Nosso endereço mudou! você será redirecionado.
Pastor Wolney Garcia: Continuacionismo ou Cessacionismo?

 ⚠️ ATENÇÃO!!!!!!!!

BLOG EM NOVO ENDEREÇO: 

👉 <https://pastorwolney.wordpress.com>

25 de março de 2021

Continuacionismo ou Cessacionismo?

PUBLICAÇÃO ORIGINAL


Continuacionismo ou Cessacionismo? 

Uma Breve Análise Teológica

 

Por: Wolney Rosa Garcia Júnior


 

Continuacionismo e cessacionismo são duas visões opostas sobre os dons espirituais. Paulo enumera os dons em 1 Coríntios onde nos diz sobre os dons de: sabedoria, conhecimento, fé, cura, milagres, profecia, discernimento de espíritos, falar em línguas, interpretação de línguas. Também há apóstolos, professores (mestre), ajudantes e administradores mencionados ( 1 Coríntios 12: 7-11 , 28 ). Em Romanos, Paulo menciona os dons de profecia, serviço, ensino, exortação, generosidade, liderança e misericórdia ( Romanos 12: 6–8 ). Esses dons são dados pelo Espírito Santo, como Ele achar adequado, para a edificação da igreja (1 Coríntios 12: 4-6). A diferença entre o continuacionista e o cessacionista tem a ver com as crenças sobre quais dons são dados à igreja moderna.


Os continuistas acreditam que todos os dons espirituais mencionados no livro de Atos, incluindo os dons de sinais milagrosos (cura, línguas, milagres, profecia) "continuam" depois que o cânon das Escrituras foi fechado. O oposto dessa visão é o cessacionismo, a crença de que os dons de sinais "cessam" após o fechamento do cânon. Os cessacionistas acreditam que os dons espirituais milagrosos mencionados nos Evangelhos e Atos foram dados aos crentes por apenas um curto período de tempo para impulsionar o crescimento da igreja cristã e confirmar a legitimidade do ensino dos apóstolos. Agora que as Escrituras foram escritas, os dons de sinais não são mais necessários.


Um continuacionista é uma pessoa que acredita que os dons de sinais ainda são dados hoje; que Deus nunca cessou de dar aos crentes o poder de curar, fazer milagres e falar em línguas. Um cessacionista acredita que os dons de sinais cessaram, mas os outros dons (pregação, ensino, sabedoria, fé, etc.) ainda existem. Ambas as visões têm proponentes que levam as coisas ao extremo - cessacionistas que acreditam que Deus não concede dons espirituais à igreja, ou continuistas que acreditam que a salvação de uma pessoa é questionável sem a presença dos dons de sinais em sua vida. Nenhuma dessas visões é bíblica; ambos são extrapolações antibíblicas.


Na segunda carta aos Coríntios 12:12 diz: "Os sinais de um verdadeiro apóstolo foram realizados entre vocês com a maior paciência, com sinais, maravilhas e obras poderosas." Os cessacionistas acreditam, com base neste versículo, que os dons de sinais foram dados aos apóstolos para mostrar que sua autoridade e sua mensagem vinham de Deus. Portanto, não há razão para acreditar que o resto da igreja experimentaria os dons de sinais. Os continuacionistas argumentam que Paulo pretendia que outros crentes, para a igreja em geral, experimentassem os dons de sinais, quando disse: "Quero que todos falem em línguas, mas ainda mais que profetizem" ( 1 Coríntios 14: 5 ). A Bíblia registra casos de pessoas que não eram apóstolos realizando sinais milagrosos. Entre eles estão Estêvão ( Atos 6: 8 ) e Filipe ( Atos 8: 6-7) Isso parece apoiar o continuismo, mas não é definitivo.


Falar em línguas é um dos pontos mais sensíveis entre continuacionistas e cessacionistas. Os cessacionistas argumentam que o dom de línguas foi dado para que o evangelho pudesse ser espalhado para aqueles que falavam outras línguas. Isso é consistente com o amor global de Deus e também faz sentido pela necessidade de alguém "interpretar" ( 1 Coríntios 12:30 ; 14:13 , 27-28) Os cessacionistas apontam, com base neste entendimento de línguas, que se o dom de línguas ainda fosse acessível à igreja hoje, os missionários não precisariam passar por anos de estudo de línguas para pregar o evangelho a outras nações. 

 

Os continuacionistas argumentam que falar em línguas é uma linguagem de oração que não precisa ser limitada aos seres humanos, e é principalmente para o propósito de adoração. Eles citam a declaração de Paulo: "Se falo em línguas de homens e de anjos, mas não tenho amor, sou um gongo barulhento ou um címbalo que retine" ( 1 Coríntios 13: 1) Em outras palavras, falar uma linguagem de oração a Deus não significa nada se seu coração não tem amor por Deus ou pelas outras pessoas. Há uma tendência infeliz para que esse dom específico seja abusado e mal utilizado com o propósito de exagero, e o mau uso das línguas tem sido associado à atividade demoníaca e à histeria emocional. Ainda assim, nada disso é evidência conclusiva de que o dom de línguas não pode ser dado ou usado apropriadamente.


O mesmo é verdade para todos os dons de sinais. Os sinais, assim como a pregação e o ensino, são frequentemente abusados dentro de muitas comunidades (igrejas), fabricados ou zombados por homens maus. Isso não significa que eles não existam ou não tenham um lugar apropriado na igreja. Talvez em algumas áreas do mundo, para o propósito de Deus, a fim de pregar o evangelho em lugares que não têm Bíblias, ou para dar validade à mensagem de Seus servos, os dons de sinais são dados. Em países fechados, como a Coreia do Norte, por exemplo, isso poderia estar acontecendo e não teríamos conhecimento disso. O "homem na ilha deserta" que nunca ouviu falar de Deus, talvez de fato tenha ouvido falar de Deus por algum milagre ou sinal. Só porque não vemos esses dons ocorrendo nas igrejas ocidentais, ou porque a maior parte do que vemos é exagero e histeria, não significa que os dons tenham cessado definitivamente.


Desejo aqui apresentar alguns livros os quais considero interessantes para uma leitura mais aprofundada no assunto sobre "Dons Espirituais":