Nosso endereço mudou! você será redirecionado.
Pastor Wolney Garcia: Um Chamado a Alegria do Contentamento em Cristo

 ⚠️ ATENÇÃO!!!!!!!!

BLOG EM NOVO ENDEREÇO: 

👉 <https://pastorwolney.wordpress.com>

20 de julho de 2022

Um Chamado a Alegria do Contentamento em Cristo


UM CHAMADO A ALEGRIA DO CONTENTAMENTO EM CRISTO
(Filipenses 4: 10-23)

Pastor Wolney Garcia

ANO I, Nº 4 (2022)
PREGADO NA IIR EM 18 DE JULHO


INTRODUÇÃO

A AUTORIA: Apóstolo Paulo (Fl 1:1,2)
DATA E LOCAL DE ESCRITA: Provavelmente entre 53 a 58 D.C quando aprisionado em Roma
PROPÓSITO DA CARTA:
  • Há pelo menos dois versículos bastante conhecidos pelos evangélicos que são usados sem contexto (1) v. 13 (2) v.19
  • Um dos propósitos que levaram Paulo a escrever esta carta era o agradecimento pela oferta recebida da Igreja de Filipos, que tinha sido enviada por Epafrodito.
  • Paulo ensina aos seus leitores a buscar primeiro o reino de Deus, mesmo que isto leve a grandes sofrimentos e provações.

TEMA E CONTEÚDO:
  • Contentamento e Alegria Soberana em Cristo (A Epístola aos Filipenses é uma conclamação aos crentes a viver uma profunda transformação em Cristo). Paulo os ajuda a centralizar a vida em Cristo e com isso, a estarem contentes em todas as situações, a serem fortes em oração e imitar com alegria o exemplo de seu Salvador, Jesus Cristo.

Moodi em seu comentário diz que: Esta carta revela o apóstolo Paulo como "radiante no meio das tempestades e tensões da vida"

FILIPOS (CIDADE PORTUÁRIA – ROTA DE COMÉRCIO): Era uma Cidade importante da Macedônia, província do Império Romano, por causa de sua localização geográfica (Na região montanhosa entre a Ásia e a Europa). Foi a primeira cidade da Europa que ouviu a pregação de um missionário cristão (Atos 16:6-40).

DEUS MUDA A ROTA (PLANOS) DE PAULO: Deus tinha impedido Paulo de pregar na Ásia (no oriente) e o levou para Filipos que era a porta de entrada da Europa (o ocidente) em relação aos visitantes provenientes da Ásia (Atos 16:6). Deus tinha um plano para aquela Cidade: Consideremos por um momento sobre esta igreja de Filipos:


O PRIMEIRO MEMBRO FUNDADOR: LÍDIA (EMPRESÁRIA BEM SUCEDIDA)

  • Começou na casa de Lídia (uma mulher de negócios). Ela era de Tiatira, na Ásia, e era comerciante (At 16:14)
  • Vendia uma espécie de corante vermelho, produzido em Tiatira onde uma das sete igrejas da Ásia foi organizada (Ap 2:18-29), era um produto muito caro, este produto era para atender um público de alta renda.

SEGUNDO MEMBRO FUNDADOR: A JOVEM ESCRAVA, QUE HAVIA SIDO LIBERTA POR DEMÔNIOS (UMA ESCRAVA)
  • Paulo expeliu dela os espíritos malignos de pitonisa, suscitando a ira de seus donos, que dela se utilizavam para lhes gerar lucros financeiros por meio da feitiçaria e profecias sobre o futuro (At 16:16-23)

TERCEIRO MEMBRO FUNDADOR: O CARCEREIRO (FUNCIONÁRIO PÚBLICO DE ROMA)
  • Posteriormente a isso, Paulo e Silas foram açoitados e postos na prisão, e naquela mesma noite, por causa de um terremoto divinamente providenciado, e como que um chamado eficaz do Senhor para com o carcereiro se rendeu aos pés de Cristo (At 16: 27-34)

Estes foram os meios com os quais Deus utilizou para que fossem despertados os corações e a fé daqueles que haveriam de crer. Esta foi a providência, a chamada eficaz de Cristo para uma vivência de alegria soberana nele.

Dentre as 14 cartas de autoria do Apóstolo Paulo a Carta direcionada aos FILIPENSES mostra que a ênfase está em pelo menos 3 características:
  1. No gozo que o crente em Cristo encontra em todas as circunstâncias da vida.
  2. Na confiança e segurança debruçada sobre o descanso da soberania de Cristo
  3. Sobre a convicção de um caminhar numa fé progressiva e ascendente, e no discernimento do servir a Cristo

1 – VIVER NO GOZO DA SATISFAÇÃO EM CRISTO EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA. (V 10-12)

Mais uma vez Paulo evoca a consciência do chamado cristão à “alegria no Senhor”, e essa alegria no grego é çerete (alegria, regozijo, exultação) em todas as circunstâncias.
  • V.10 “renovastes” – No grego é como uma árvore que rebrota e floresce no verão. Paulo estava feliz pela providência de Deus ao escrevê-los.

Por Quê?

  • V.10b “faltava oportunidade” – A escrita nessa época era muito cara, a entrega demandava custos de uma viagem.
  • v.11 (Paulo corrige qualquer má impressão de suas palavras)
  • v12. “Na versão NVI “aprendi o segredo” (lembre-se que ele estava preso em Roma)
  • “contente” – Ele aprendeu o segredo do CONTENTAMENTO.
  • A suficiência em Cristo é o nosso único recurso para a plena satisfação em Deus independente de quaisquer circunstâncias da vida.

2 – VIVER EM PLENA E DEBRUÇADA CONFIANÇA EM CRISTO (V. 13)

Essas palavras rebatem completamente a chamada “teologia da confissão positiva, ou a teologia da prosperidade) que tem sido um mal dentro de muitas denominações evangélicas. Onde o pensamento é “casa nova”, “carro novo”, “emprego bem remunerado”, “negócio próprio”, saúde perfeita”, “bem-estar”. Eles interpretam neste sentido esses versículos, dizem que “se você tiver fé o suficiente ninguém vai te derrotar”, “você vai derrubar todos os gigantes”, “nada lhe será impossível”, “tudo posso naquele que me fortalece”.

Meus queridos irmãos, em nenhum lugar da Bíblia vocês encontrarão esse tipo de apelo!

Muitos usam textos totalmente isolados para tentarem embasar suas cobiças. Texto sem contexto se torna pretexto para uma má interpretação e leva muita gente ao erro em sua caminhada cristã.

Meus irmãos é exatamente o contrário disso que o apóstolo Paulo está dizendo aqui: Paulo está dizendo que o crente pode estar contente inclusive quando ele não tem nada (inclusive quando as circunstâncias não estão favoráveis), lembrando mais uma vez que no momento em que escrevera esta carta, ele estava preso em Roma.

PORTANTO O SERVO DO SENHOR PRECISA VIVER EM PLENO CONTENTAMENTO INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA

ESTA PASSAGEM NÃO É UM CHEQUE EM BRANCO, MAS NOS FALA DO SEGREDO DO CONTENTAMENTO E DA SATISFAÇÃO EM CRISTO


3 – VIVER POR PRINCÍPIOS NA CAMINHADA COM CRISTO (V. 14-23)

Novamente Paulo reitera (v.17), para não deixar qualquer dúvida ou má impressão de que seu interesse era financeiro.

v.18 (ele passa um recibo para os irmãos filipenses) Olha a fidelidade, ética e transparência de Paulo em sua prestação de contas com o dinheiro daquela comunidade.


ILUSTRAÇÃO

Muito do que hoje é chamado de ensinamento “cristão” enfatiza o caminho para a paz emocional e o conforto físico. Como D. A. Carson[2] escreve:

Eu gostaria de comprar mais ou menos três dólares de evangelho, por favor. Não muito – apenas o suficiente para me fazer feliz, mas não demais que eu fique dedicado. Eu não quero tanto evangelho que eu aprenda a realmente odiar a cobiça e a luxúria. Certamente não quero tanto que comece a amar os meus inimigos, prezar a autonegação, e contemplar o serviço missionário em alguma cultura diferente. Eu quero êxtase, não arrependimento; transcendência, não transformação. Eu gostaria de ser querido por algumas pessoas gentis, perdoadoras e de mente aberta, mas eu mesmo não quero amar aqueles de diferentes raças – especialmente se tiverem cheiro. Eu gostaria de evangelho o suficiente para fazer minha família segura e meus filhos bem comportados, mas não tanto que eu descubra minhas ambições redirecionadas ou minhas doações por demais alargadas. Eu gostaria de levar três dólares de evangelho, por favor.

CONCLUSÃO

Meus irmãos:
  1. Paulo era estratégico e responsável com a vida em relação à sua caminhada no Senhor (fabricante de tendas - Atos 18:3), porém Paulo estava totalmente desapegado de si mesmo;
  2. Paulo era deleitoso na soberania de Deus (quer estivesse livre, preso, abundante ou necessitado);
  3. Paulo neste contexto do capítulo 4 mostra que “a oração deleitosa é a cura para a ansiedade”;
  4. Meus queridos irmãos, o Senhor nos coloca em águas plácidas mesmo que a tempestade seja um fato!

VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM DEUS OU ESTÁ SATISFEITO EM DEUS? DEPENDENDO DA SUA RESPOSTA, PROVAVELMENTE SEJA A SUA REAL INTENÇÃO EM SERVI-LO.
  • Você deseja o tipo de felicidade que venha a estar satisfeito com tudo o que Deus é para você em Jesus?
  • Você é encantado com a soberania da alegria e do regozijo que pertencem a Deus e procede tão-somente dEle?
  • Se você respondeu sim, então Deus está operando em sua vida.

DESCANSE SUA VIDA NO SENHOR:

“Não existe sequer um centímetro de nossa natureza humana do qual Cristo, que é soberano de tudo, não proclame ‘É Meu!’” (Abraham Kuyper)



BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS

STAMBAUGH, John E. & BALCH, David L. O Novo Testamento em seu ambiente social. São Paulo: Paulus, 1996.

A Bíblia de Jerusalém quadro cronológico

BARCLAY, William. Comentário bíblico do Novo Testamento (Filipenses)




[1] Resumo do Sermão ministrado no dia 14/07/2022 no culto de quarta-feira na IIR – Igreja Internacional da Renovação.


[2] D. A . Carson, Basics for believers: Na Exposition of Philipians; Baker Books, 1996, 2002; p. 12-13.