Nosso endereço mudou! você será redirecionado.
Pastor Wolney Garcia: INDICAÇÃO DE LIVROS (LEITURA BÁSICA)

 ⚠️ ATENÇÃO!!!!!!!!

BLOG EM NOVO ENDEREÇO: 

👉 <https://pastorwolney.wordpress.com>

11 de maio de 2023

INDICAÇÃO DE LIVROS (LEITURA BÁSICA)

Stott, John. Crer é Também Pensar. São Paulo: ABU, 2001.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Qual o lugar da mente e da razão na vida cristã?
A fé não é um assunto apenas do coração?
As experiências e emoções são mais importantes que o conhecimento intelectual?

São respostas a estas e outras perguntas que nos guiam neste clássico livro do teólogo e escritor inglês John Stott.
Goheen, Michael W; Bartholomew, Craig G. Introdução à Cosmovisão Cristã. São Paulo, Vida Nova.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Essa obra apresenta um breve resumo da narrativa bíblica e das crenças mais fundamentais das Escrituras, seguidos de uma apresentação da narrativa da cultura ocidental desde o período clássico até a pós-modernidade.

Michael Goheen e Craig Bartholomew analisam como os cristãos vivenciam a tensão que existe na intersecção das narrativas bíblica e cultural e procuram esmiuçar as implicações para áreas importantes da vida, como educação, mundo acadêmico, economia, política e igreja.

O resultado é um livro que leva a uma reflexão acessível, sem deixar de ser profundo, alicerçado sobre a rica tradição do pensamento reformado e contextualizando-o para um cenário pós-moderno.
McAlister, Walter; McAlister, John. O Pentecostal Reformado. São Paulo: Vida Nova, 2015.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Não é difícil perceber que o movimento pentecostal moderno não anda bem. Abusos, títulos, práticas e doutrinas que em nada se relacionam com as Escrituras são apenas alguns dos sintomas que levam a essa constatação. Talvez por isso, também não é difícil identificar um crescente interesse de cristãos pentecostais pela teologia reformada. Mas será possível a esses cristãos navegar pelas águas densas da teologia reformada sem terem de negar tudo o que receberam de sua experiência e tradição pentecostais? Enfim, é possível ser um “pentecostal reformado”?

Neste livro — precursor no tratamento desse tema —, Walter e John McAlister mostram que sim. Em O pentecostal reformado, os autores definem os pilares da identidade pentecostal e mostram que a tradição reformada pode ser bastante útil para não incorrer nos excessos do pentecostalismo moderno, sem, contudo, desmerecer suas virtudes.

Sem deixar de tratar de temas polêmicos que permeiam a dialética pentecostal-reformada — como pedobatismo versus credobatismo, o batismo no Espírito Santo e a continuidade e o lugar dos dons carismáticos na igreja —, os autores beneficiam o público com um recurso pioneiro para ajudar tanto pentecostais quanto reformados que tenham vontade de aprender e que estejam abertos a repensar certos pontos de suas doutrinas.
Storms, Sam. Dons Espirituais: uma introdução bíblica, teológica e pastoral. Rio de Janeiro: Anno Domini.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
A doutrina dos dons espirituais sempre foi cercada de muita polêmica e, infelizmente, ainda é motivo de muita discórdia na Igreja. Por isso, Sam Storms busca trazer cura a esta ferida e clareza ao debate sobre este assunto envolto em mistério.

Com o objetivo de promover um resgate de uma igreja inspirada e dependente do Espírito Santo, o livro aborda os nove dons de 1Coríntios 12 – como cura, milagres, dom de línguas, profecia, dentre outros. O autor nos traz um exame bíblico do assunto, assim como relatos verídicos de sua própria experiência e de outras pessoas com os dons espirituais.

Escrito para toda a igreja, Dons Espirituais é uma análise acessível e pastoral, a fim de que todo cristão descubra o propósito dos dons e aprenda a discerni-los. Deus lhe concedeu dons... aprenda como usá-los para a glória dEle!

Publicado anteriormente pela editora Anno Domini.
McAlister, Walter. O fim de uma era. Rio de Janeiro: Anno Domini, 2009.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Será que o que estamos fazendo é certo? Será que o que acreditamos ser certo é certo? Para que viver na crista da onda se a onda está indo na direção errada? De maneira franca e aberta o Bispo Walter McAlister sugere um diálogo sobre a igreja e o mundo dos dias atuais. Esta leitura o levará a uma profunda autoanálise, colaborando para o tornar um cristão mais autêntico, piedoso, responsável, reflexivo e verdadeiro.
McGrath, Alister. Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica: uma introdução à Teologia Cristã. São Paulo: Shedd Publicações.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
O estudo da teologia é uma viagem de descoberta às vezes enriquecedora e às vezes desafiadora, mas sempre muitíssimo interessante. Este livro foi escrito com a essa convicção, a de que a teologia representa um dos temas mais fascinantes que alguém possa esperar estudar. A simplicidade de expressão e clareza de exposição são as virtudes essenciais buscadas na escrita deste livro.

As considerações de caráter didático foram a prioridade do autor. Seu objetivo nesta obra não é convencer, mas explicar. Sua esperança é apenas fornecer uma porta para as riquezas da teologia cristã. Este livro, portanto, é descritivo, não prescritivo. Não pretende dizer a seus leitores no que acreditar, mas antes almeja explicar a eles em que se tem acreditado, com o propósito de prepará-los para fazer sua própria opção, ao lhes apresentar as opções existentes, suas raízes históricas, além de seus pontos fortes e fracos por meio de um processo e análise e reflexão.
Élben Lenz Cesar. História da Evangelização do Brasil. Viçosa: Ultimato, 2000.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Com quem, onde e como se iniciou a formação das diferentes igrejas brasileiras?
Quais influências assumimos ou abandonamos ao longo dos últimos quinhentos anos?

Dos jesuítas aos neopentecostais, História da Evangelização do Brasil apresenta três momentos distintos da evangelização do Brasil: a cristianização – o que os missionários católicos portugueses e espanhóis faziam, dos séculos 16 ao 18; a evangelização – por meio de missionários protestantes, quando todas as denominações históricas se instalaram no país, no século 19; e a pentecostalização – da implantação das Assembleias de Deus até a Renovação Carismática Católica e a Igreja Universal do Reino de Deus, no século 20.

Erros aconteceram. De estratégia missionária, omissão na luta contra a escravidão indígena e africana, entre outros. No entanto, não podemos negar que esses missionários e missionárias eram vocacionados, amavam a Deus, deram-lhe suas vidas e trouxeram para cá o evangelho de Jesus.
Andrew Hill e John Walton. Panorama do Antigo Testamento. São Paulo: Vida, 2006.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Escrito por dois acadêmicos e educadores amplamente respeitados, esta obra magnífica foi desenvolvida para ajudar os estudiosos a conhecer profundamente o Antigo Testamento. Apresentando o Antigo Testamento na ordem do cânon, os autores exploram o propósito e a mensagem de cada livro bíblico, mostrando como sua estrutura literária tem sido aplicada para realizar a intenção do autor inspirado. Os leitores conhecerão temas como a história israelita e a do Oriente Médio, geografia e a formação do cânon. Com o objetivo de ampliar a compreensão dos tópicos, o conteúdo foi enriquecido com mapas, cronologias e gráficos. A leitura do Panorama do Antigo Testamento proporcionará discernimento equilibrado sobre as questões literárias, históricas e teológicas tanto de cada livro do Antigo Testamento quanto do próprio Antigo Testamento como um todo. Um convite irresistível a conhecer a Palavra em sua profundidade e abrangência!
Robert Gundry. Panorama do Novo Testamento. 3ª edição revisada e ampliada. São Paulo: Vida Nova, 2008.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Considerada um clássico pelos estudiosos do NT, esta obra vem sendo usada no Brasil há mais de 20 anos como livro de referência em seminários que oferecem cursos de introdução ao Novo Testamento ou à teologia bíblica em geral. O QUE CONTINUA Nesta nova edição, o autor manteve as características que fizeram desta uma obra de referência nos estudos neotestamentários, como a riqueza de informações, a abordagem que insere o estudioso no ambiente em que se formaram os textos do NT, as discussões francas e objetivas sobre a composição dos livros (local, autoria, data e autenticidade), sobre os primeiros destinatários e sobre o mundo político e religioso de então. O QUE MUDOU Robert H. Gundry introduziu também algumas mudanças significativas, entre elas: Rearranjo do conteúdo Em vez de tratar os evangelhos de forma harmonística e acompanhar o ministério de Jesus nos evangelhos como um todo (como nos capítulos 5 a 11 da versão anterior), na nova edição o autor elaborou três capítulos que dão essa visão geral (capítulos 4 a 6) e depois trata os quatro evangelhos de forma separada, um por capítulo (capítulos 7 a 10), e nos dá, assim, um sabor especial das características singulares de cada evangelho. Essa abordagem é bastante interessante, pois provoca no leitor o desejo de conferir no próprio texto as características destacadas. Mudança de estrutura Praticamente eliminou as notas de rodapé e incluiu essas informações de forma agradável sob a forma de comentários dispostos em caixas especiais à margem do texto, ou as incorporou no próprio texto. Detalhes de apoio Merece destaque a riqueza de detalhes novos, especialmente informações contextuais, como por exemplo, citações de autores não-bíblicos da época.
Alan Myatt & Franklin Ferreira. Teologia Sistemática: uma análise histórica, bíblica e apologética para o contexto atual. São Paulo: Vida Nova, 2007.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Além dos tradicionais assuntos tratados em uma Teologia Sistemática, esta obra proporciona ao leitor os seguintes diferenciais:

Adota uma metodologia integrativa que analisa importantes questões religiosas, históricas, apologéticas e práticas. Essa metodologia divide o estudo em 6 etapas: definição do problema; estudo histórico e comparativo (com um estudo das religiões, seitas e filosofias mais significativas); estudo bíblico; estudo sistemático, estudo apologético e aplicação prática na vida e no ministério.

Inclui respostas a problemas relevantes levantados pela situação cultural atual

Portanto, o leitor terá em mãos uma obra que vai além da mera sistematização do ensino bíblico, pois procura responder de forma adequada a questões cruciais do contexto atual.
Gordon D. Fee & Douglas Stuart. Entendes o que lês? 3ª edição revisada e ampliada. São Paulo: Vida Nova, 2011.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
"Entendes o que lês?" Essa pergunta foi feita por Filipe, há muitos anos, a um eunuco, alto oficial da rainha da Etiópia, que estava lendo o livro de Isaías sem nada compreender. Em Atos, Lucas revela a resposta desafiante do eunuco: "Como posso entender se não há ninguém para me explicar?".

O tempo passou e o desafio permanece, pois não são poucos que, a exemplo do eunuco, admitem não conseguir entender a Bíblia. Foi pensando nessas pessoas que Gordon Fee e Douglas Stuart escreveram este livro.

Nesta quarta edição, o texto foi atualizado segundo os recursos e estudos mais recentes. As alterações incluem:

Linguagem atualizada para melhorar a facilidade de leitura.

As referências bíblicas agora aparecem somente entre parênteses no final das frases ou dos parágrafos, ajudando o leitor a ler a Bíblia como se estivesse lendo qualquer outro livro sem os números no meio das frases.

Diagramas redesenhados e atualizados.

Lista atualizada de comentários e recursos de estudo recomendados.
Walter C. Kaiser Jr. O Plano da Promessa de Deus: teologia bíblica do Antigo e Novo Testamentos. São Paulo: Vida Nova, 2011.

DESCRIÇÃO DO LIVRO
Qual é o tema central da Bíblia?

Diante da diversidade de autores, gêneros e contextos dos diversos livros bíblicos, é plausível levantar essa questão? Com ela, não estaríamos impondo sobre o texto bíblico um sistema forçado e antinatural?

A essas difíceis questões a disciplina da teologia bíblica luta para responder. Nesta edição revista e expandida de sua clássica Teologia do Antigo Testamento, Walter C. Kaiser Jr. propõe uma solução para tantos assuntos incertos. Sugere que existe, sim, um centro unificador da teologia e da mensagem da Bíblia indicado e afirmado pelas próprias Escrituras. Esse centro é a promessa de Deus. De abrangência universal, esta promessa de vida através do Messias envolve toda a história de salvação do Antigo e Novo Testamentos, trazendo coesão e unidade às diferentes partes da Bíblia.

Uma vez esboçada sua proposta, Kaiser percorre cronologicamente os livros dos dois testamentos, demonstrando como a promessa é entendida ao longo do tempo, como os vários subtemas de cada livro se relacionam com a promessa, e como o plano de Deus para cumprir a promessa se desenvolve progressivamente. O plano da promessa de Deus, esta rica e esclarecedora teologia bíblica, impactará sua mente e seu coração.
Dever, Mark. Discipulado – Série 9 Marcas. São Paulo: Vida Nova

DESCRIÇÃO DO LIVRO
DE QUE MANEIRA AJUDAMOS AS PESSOAS A SE PARECER MAIS COM CRISTO?

Neste guia conciso, o pastor Mark Dever trata do fazer discípulos ajudar as pessoas a seguir a Jesus de forma profunda, respondendo às perguntas: Quem, o que, onde, quando, por que e como discipular?

Seguindo o padrão encontrado nas Escrituras, este livro explica como os relacionamentos dedicados a fazer discípulos devem se conduzir no contexto da igreja local, ensinando-nos a cultivar uma cultura de discipulado como parte normal da vida diária.